Segundo caso no Brasil: SP confirma paciente reinfectado com a covid-19

São Paulo confirmou nessa quarta-feira (16) o primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus no estado. A paciente é uma mulher de 41 anos, que mora em Fernandópolis, na região de São José do Rio Preto. Ela desenvolveu a doença em junho, com resultado positivo em exame laboratorial. Se curou e teve nova detecção em novembro, 145 dias após o primeiro diagnóstico, informou a Secretaria estadual de Saúde. É o segundo caso do tipo confirmado no país.

 

O caso apresentou todos os critérios estabelecidos em nota técnica do Ministério da Saúde para confirmação de reinfecção. A confirmação foi feita pelo Laboratório Estratégico do Instituto Adolfo Lutz, referência nacional e vinculado à pasta estadual, após o sequenciamento genético de duas amostras clínicas de um caso suspeito, identificadas pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE). O Laboratório Estratégico do Instituto Central, localizado na capital, fez o sequenciamento do genoma completo e identificou que se tratam de duas linhagens distintas do vírus, o que pode justificar a reinfecção.

 

Bahia – A Vigilância Epidemiológica da Bahia está analisando 77 casos suspeitos de reinfecção da covid-19. Os possíveis casos foram registrados em 44 municípios baianos, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Os nomes das cidades, entretanto, não foram revelados. De acordo com o órgão, a concentração dos casos suspeitos está na faixa etária que vai de 20 a 49 anos (71,42%) e do total, 43 (58,11%) são de profissionais de saúde. As análises serão concluídas após sequenciamento genético do vírus detectado nos pacientes.

Compartilhar agora
X