reprodução

Por que continuar prevenindo mesmo após o início da vacinação? Confira:

Com a chegada de vacinas contra a Covid-19, todo mundo espera voltar com a vida corriqueira como era antes da pandemia.  Mas, mesmo com o início da vacinação, é preciso ter calma e continuar com os cuidados de prevenção. 

 

 

De acordo com Andréa Mendonça, professora da UniFTC, Mestre, Doutora e PhD em Virologia, destaca que o fim da pandemia depende não só da vacina, mas da conscientização de todos para seguir a prevenção. “Mesmo com a vacina é necessário usar máscara, higienizar as mãos, manter o distanciamento social, seguir as regras e recomendações para evitar a disseminação do vírus”, disse Andréa.

 

 

Veja 5 razões para continuar se prevenindo:

 

1- Oferta

 

As vacinas disponíveis ainda não são suficientes para todos. Mesmo com uma produção em massa, diversos países formam as filas de espera nas farmacêuticas. Acordos com governos estão sendo feitos, mas também é preciso considerar os desafios no armazenamento e na distribuição.

 

2- Duas doses

 

Para atingir a imunização esperada, a maioria das vacinas que estão sendo desenvolvidas exige duas doses. Logo, após tomar a primeira, é necessário esperar um mês para receber a segunda. E mesmo depois de vacinado, os cuidados devem permanecer!

 

3- Resposta

 

Para os pesquisadores, nosso organismo leva pelo menos duas semanas para reagir à vacina, ou seja, ela “processar” as informações do vírus e começar a combatê-lo, produzindo anticorpos. E, como os estudos são recentes, ainda não se sabe se as vacinas funcionam para todo mundo da mesma forma.

 

4- Transmissão

 

O foco das vacinas aprovadas até agora é a redução dos casos graves da doença. No entanto, até o momento, não há testes que comprovem que uma pessoa imunizada não transmitirá o vírus. Existe a expectativa, mas ainda não é possível afirmar. Dessa forma, deve-se levar em conta que aqueles que já foram vacinados, podem se tornar portadores assintomáticos, vetores da Covid-19, se não seguirem as medidas!

 

5- Duração da Imunidade

 

Outra informação que ainda está sendo estudada é o efeito de proteção a longo prazo das vacinas. Em resumo, quanto tempo dura a imunidade e se há perda dela com o passar do tempo. Os cientistas seguem avaliando as mutações e variantes do vírus.

Compartilhar agora
X