ALERTA: Onda de calor na região pode afetar sua saúde, veja o que evitar:

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de “grande perigo” em razão de uma onda de calor em grande parte da Região Centro-Oeste e no estado do Tocantins. De acordo com o Inmet, a onda de calor vai até a sexta-feira (9). O instituto disse que há risco de morte por hipertermia nestas localidades.

 

Juazeiro e Petrolina estão com a umidade relativa do ar abaixo de 20% e isto é considerado alerta de perigo de saúde. As temperaturas registradas ultrapassam os 36º, sensação térmica acima dos 40 graus.

 

Confira Nota: AVISO DE UMIDADE BAIXA. Entre 12 e 20% – Estado de Alerta:

 

  • Observar as recomendações do estado de atenção
  • Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas
  • Evitar aglomerações em ambientes fechados
  • Usar soro fisiológico para olhos e narinas

 

A presença de uma massa de ar seco sobre o estado de Pernambuco está propiciando baixos valores de umidade relativa do ar. Nos dias 05 a 09/10/2020 a umidade relativa do ar deve atingir valores abaixo de 20%, no período da tarde, em grande parte do Sertão de São Francisco e de Pernambuco.

 

PROBLEMAS À SAÚDE DECORRENTES DA BAIXA UMIDADE DO AR SEGUNDO A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS):

 

Complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas; Sangramento pelo nariz; Ressecamento da pele; Irritação dos olhos; Eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos; Aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas

 

O instituto disse que durante este período as temperaturas registrarão 5ºC acima da média na região. O aviso registra alerta para as seguintes áreas: Distrito Federal, centro sul, nordeste, norte, sudeste e sudoeste mato-grossense, centro, leste, sul, norte e noroeste goiano, sudeste, sul e oeste tocantinense.

 

Em caso de emergência, o Inmet recomenda que a população contate a Defesa Civil. Também deve ser aumentada ingestão de líquidos, evitar a prática de atividades físicas ao ar livre entre as 10h e 17h e usar protetor solar.

Com informações da RedeGN

Compartilhar agora
X