Agora serão 4: mais uma vacina contra a covid-19 será testada na Bahia

Mais uma vacina contra a covid-19 será testada na Bahia – com essa, são 4 até o momento. A mais nova é a desenvolvida pelo conglomerado de empresas Johnson & Johnson, fruto de uma parceria entre os Estados Unidos e Bélgica. O número de pessoas que vai participar dos testes deverá ser definido na primeira semana de outubro, quando serão divulgados os protocolos de recrutamento dos voluntários.

 

A vacina vai ser aplicada no Hospital Universitário Professor Edgard Santos, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Salvador. O imunizante já está na terceira fase de testes, ou seja, quando já pode ser aplicado em larga escala em humanos. No Brasil, sete estados participaram das pesquisas. Em todo o mundo, 60 mil pessoas devem participar do estudo como voluntárias.

 

Vale lembrar que a Bahia assinou protocolos para testar outras três vacinas: a Russa Sputink V, que está prevista para chegar em novembro e será testada em 500 voluntários baianos; a de Oxford, que é aplicada em voluntários de Salvador, no Hospital São Rafael, onde, até o momento, 1.277 baianos já receberam a primeira dose e 665 a segunda; e a produzida pela empresa norte-americana Pfizer, cujos testes foram encerrados nesta semana, mas que os resultados ainda não foram divulgados.

Compartilhar agora
X