Você sabia que o melhor isotônico para o treino pode estar em casa?

O isotônico é um importante aliado dos esportistas e serve, basicamente, para repor líquidos e sais minerais perdidos nos treinos durante a transpiração. Embora sejam oferecidos aos montes em prateleiras de supermercados e lojas especializadas, é preciso cuidado na hora de escolher o melhor para o consumo.

 

A principal orientação é ficar atento à lista de ingredientes. Isso porque bebidas isotônicas, em geral, têm aditivos artificiais na composição que prejudicam o objetivo final. “Examine se a composição é livre de aditivos sintéticos, corantes, aromatizantes, edulcorantes e nutrientes artificiais. Esses ingredientes podem colocar a saúde em risco se consumidos por longo tempo”, alerta a nutricionista Alessandra Luglio.

 

Além de observar os rótulos, os especialistas orientam os atletas a procurarem alternativas limpas, que sejam efetivas na hidratação. “O melhor isotônico é a água de coco. É natural e rica em hidrolíticos (magnésio, potássio, sódio), em vitaminas e minerais, além de ser capaz de regular o PH do sangue e manter os atletas dispostos e sem fraqueza”, atesta Maria Matos, integrante da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva.

 

Os isotônicos industrializados, oferecidos em mercados, costumam ter uma quantidade de açúcar incompatível com o efeito desejado. “O açúcar inibe a recuperação, e todas as bebidas isotônicas no Brasil são açucaradas. Elas são gostosas, mas não têm os efeitos pretendidos”, critica. (Metrópoles)

Compartilhar agora
X