VOCÊ SABIA? Corpo recupera ao menos 28% das calorias gastas no treino, diz novo estudo

Para cada 100 calorias que queimamos nos exercícios, ganhamos automaticamente pelo menos 28 delas, prejudicando os melhores esforços para perder peso com atividade física. Esse é o resultado de um novo estudo que também mostra que carregar quilos extras aumenta a compensação de calorias, tornando a perda de peso, por meio de exercícios, ainda mais evasiva para quem já está acima do peso. O trabalho sugere também que a compensação de calorias varia de pessoa para pessoa, e que aprender como o metabolismo responde aos treinos pode ser a chave para otimizar os exercícios para controlar o peso.

 

Usando modelos estatísticos, os pesquisadores puderam calcular se as calorias queimadas durante a atividade aumentaram o gasto energético diário das pessoas conforme o esperado – isto é, se as pessoas queimam proporcionalmente mais calorias diárias totais quando se movem mais. Mas, os pesquisadores descobriram que eles não tendem a queimar mais calorias. Na verdade, a maioria das pessoas parecia estar queimando apenas 72% das calorias adicionais, em média, do que seria esperado, dados seus níveis de atividade.

 

O estudo publicado na revista científica Current Biology não analisou a ingestão alimentar das pessoas. Concentrou-se apenas no gasto de energia e em como nossos corpos parecem ser capazes de compensar algumas das calorias queimadas durante o exercício, reduzindo a atividade biológica em outras partes do corpo.

Compartilhar agora
X