Você sabe como aumentar a produção de melatonina no organismo? Confira dicas!

A melatonina, que segundo pesquisadores da Universidade de São Paulo pode ser uma barreira para a infecção da Covid-19, é o principal responsável pela regulação do sono. Ele é produzido e liberado principalmente pela glândula pineal, no cérebro, quando a quantidade de luz é reduzida. Pode também ser produzido em outros lugares do corpo, como o pulmão. A produção de melatonina adequada é necessária para se ter um sono restaurador.

 

Segundo a pesquisa, o hormônio consegue impedir que alguns pacientes se infectassem e que outros tivessem sintomas agravados. Mas o que é a melatonina? A melatonina é produzida quando os estímulos luminosos diminuem à noite. Por isso, mesmo dormindo em um quarto escuro durante o dia, a produção do hormônio pode ser afetada. Por isso, para ter uma boa noite de sono é necessário desligar telas e luzes antes de dormir e estar em um ambiente escuro. Tanto a iluminação interfere na melatonina, quanto o estímulo de ler ou assistir a conteúdos podem atrapalhar a qualidade do sono.

 

Entre os principais hábitos para produzir melatonina estão: ter uma rotina para dormir: é essencial regular um horário para dormir e acordar todos os dias e manter uma boa média de horas dormidas.; praticar exercícios: se exercitar de forma regular mantém a saúde do ciclo circadiano, além de também liberar neurotransmissores que reduzem o estresse; e ter uma boa alimentação: evitar grandes volumes de comida a noite e alimentos como açúcares simples e gorduras saturadas. (com informações CNN)

foto: Agência Brasil

Compartilhar agora
X