“Violação grave das regras”: Trump é banido do Facebook por dois anos

Dois anos: esse será o tempo da suspensão da conta do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por violar as regras da rede social no ataque ao Capitólio por parte de seus apoiadores. É a punição máxima estabelecida pelo Facebook, que anunciou a decisão nesta sexta-feira (4). A proibição entra em vigor com data retroativa, a partir de 7 de janeiro, quando Trump foi retirado da plataforma, e ocorre depois que o conselho de supervisão independente do Facebook disse que uma sanção indefinida precisava ser revista.

 

Quase imediatamente, Trump chamou a sanção de um “insulto” a seus eleitores. “Não deve ser permitido que eles escapem impunes com essa censura e silenciamento. No final, ganharemos. Nosso país não pode suportar mais este abuso! […] A decisão do Facebook é um insulto a um número recorde de 75 milhões de pessoas, além de muitos outros, que votaram por nós nas eleições presidenciais manipuladas de 2020”, disse Trump em um comunicado.

 

Explicando a decisão, Nick Clegg, vice-presidente de assuntos globais do Facebook, disse que as ações de Trump “constituíram uma violação grave de nossas regras que merecem a maior penalidade disponível sob os novos protocolos”. O Facebook também disse que os políticos serão tratados como os outros usuários quando violarem as regras da rede social, particularmente em caso de desinformação. Após a suspensão de dois anos, um painel de especialistas avaliará se as atividades de Trump continuam a ameaçar a segurança pública, de acordo com Clegg.

 

*com informações da Folha PE

foto: Twitter/Ivanka Trump

Compartilhar agora