VAI DEPENDER DO CENÁRIO: Máscara ao ar livre deve deixar de ser obrigatória até novembro no Brasil

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, prevê o fim da obrigatoriedade de uso de máscara de proteção à Covid-19 ao ar livre até novembro, é o que diz o site Metrópoles. Segundo a publicação, em conversas com interlocutores, Queiroga projeta que, se os números da Covid-19 no país continuarem caindo, a pasta poderá orientar a abolição do uso de máscaras ao ar livre a partir de novembro deste ano.

 

Nos bastidores, o titular da Saúde ressalta ser pessoalmente favorável ao uso do equipamento de proteção, embora pondere ser contra tornar a medida obrigatória por meio de lei. O site diz ainda que Queiroga tem sido pressionado pelo presidente Jair Bolsonaro, que, inclusive, enviou nesta segunda-feira (13) uma mensagem de WhatsApp com a notícia de que Portugal liberou o uso de máscara nas ruas.

 

O anúncio, porém, depende da situação epidemiológica do vírus nos próximos meses. E o cenário tem sido favorável. O último boletim do Ministério da Saúde revelou que a média móvel de casos de Covid-19 no Brasil está em 15.336. É o menor número desde 20 de maio de 2020, início da pandemia.

 

foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Compartilhar agora