Vacina da Moderna contra a covid gera pelo menos 3 meses de imunidade após segunda dose, diz estudo

A imunidade gerada pelos anticorpos produzidos pela vacina contra a covid-19 da farmacêutica Modernatem tem duração de pelo menos três meses após a segunda dose, é o que mostra um estudo independente conduzido pelo Instituto Nacional de Saúde (NIH, em inglês), da Inglaterra. Os pesquisadores observaram que o nível de dois anticorpos apresentaram uma queda leve e prevista na imunidade após as duas doses. Ainda assim, os vacinados apresentaram imunidade maior que aqueles que não se vacinaram e tiveram o coronavírus.

 

Publicado no “New England Journal of Medicine” ontem (3), o estudo envolveu 34 voluntários. Os participantes do estudo agora serão acompanhados por mais 13 meses, já que o objetivo é observar como a imunidade gerada pela vacina da Moderna se comportará a longo prazo. A expectativa é que a duração seja maior que os três meses já observados.

 

Vale lembrar que um estudo em estágio final feito pelos desenvolvedores do imunizante informou no último dia 30 que a vacina foi 94,1% eficaz, sem preocupações sérias de segurança. A farmacêutica americana anunciou que solicitou a autorização para uso emergencial do seu imunizante à FDA, a agência reguladora dos EUA equivalente à Anvisa brasileira. A Moderna planeja disponibilizar entre 100 e 125 milhões de doses do seu imunizante no primeiro trimestre de 2021.

foto: REUTERS/Dado Ruvic/Illustration/File Photo

Compartilhar agora