Precisa ir ao shopping? Então não deixe de conferir antes essas dicas importantes

As cidades de Juazeiro-BA e Petrolina-PE retomaram, na última segunda-feira (27), as atividades comerciais, e, dessa forma, os estabelecimentos não essenciais voltaram a funcionar. É o caso dos shoppings centers. Esses centros comerciais tendem, naturalmente, a receber grandes quantidades de pessoas, por isso, é preciso ter cuidado redobrado ao frequentar esses espaços. Por causa da pandemia, eles tiveram que se adaptar, e, obrigatoriamente, adotaram medidas para evitar a propagação do coronavírus e garantir portanto, a segurança de clientes e funcionários.

 

Em Juazeiro, o shopping funciona, a partir de hoje, devido ao fim do toque de recolher, das 12h às 20h. É obrigatório o uso de máscara e disponibilização de álcool em geral, por exemplo. Já em Petrolina o funcionamento é das 10h às 20h, e os estabelecimentos, além das medidas acima, precisam respeitar o lime de 1 cliente a cada 10 metros quadrados. Em ambas as cidades, as medidas determinam que a praça de alimentação e restaurantes só podem funcionar com entrega em domicílio e retirada no balcão.

 

Especialistas alertam, entretanto, que essas medidas adotadas são insuficientes para conter a propagação do novo coronavírus, já que estudos mostram que a nuvem de gotículas gerada pela fala, espirro ou tosse pode permanecer suspensa no ar durante longos períodos em ambientes fechados. Por isso as atividades coletivas dentro de ambientes fechados têm riscos muito maiores do que ao ar livre.

 

O que fazer então?

Caso seja realmente necessária a ida a esses espaços, preste bem atenção.

 

As máscaras reduzem a propagação das gotículas, mas, ainda assim, existe o risco de transmissão do novo coronavírus. Para diminuir ainda mais a possibilidade, especialistas alertam a necessidade do uso correto da mesma e atenção para os cuidados com higienização e troca das máscaras. As pessoas também devem sair com álcool em gel, mesmo que esses locais, obrigatoriamente, disponibilizem nas entradas principais e dos estabelecimentos.

 

Outra dica importante é evitar o uso de dinheiro em espécie. De preferência, os clientes devem usar o cartão que permita pagar por aproximação. Caso seja necessário encostar na máquina de cartão, é preciso passar álcool em gel depois.

 

Especialistas também recomendam passar pouco tempo dentro das lojas e evitar tocar em diversos produtos (sempre fazer uso do álcool em gel após tocá-los). Além de tudo isso, não esqueça de desinfetar os produtos quando chegar em casa. Você pode usar lenços umedecidos com álcool 70% ou lavá-los com água e sabão, se possível.

 

Lembre-se: só vá se realmente for necessário. Se possível, opte por receber seus produtos no conforto de sua casa.

Compartilhar agora
X