Petrolina é a melhor cidade para o agronegócio, destaca site

A cidade de Petrolina ganhou destaque nacional, mais uma vez, ao ser apontada como a melhor cidade para o agronegócio. A afirmação é do site Exame, que destaca em uma publicação que o município se prepara para mais um recorde na exportação de frutas. Mais de 170 mil toneladas de manga e 50 mil toneladas de uva, os carros chefes da região, devem chegar a mais de dez países, como os Estados Unidos, Reino Unido e Espanha, neste ano, movimentando mais de 300 milhões de reais.

 

Segundo o site, com investimentos em novas tecnologias e aumentos constantes em produtividade, o agronegócio em Petrolina registrou um crescimento em 2021 tanto em relação à lavoura permanente como temporária – e, no primeiro semestre, as exportações deram um salto de 48% em comparação ao mesmo período de 2020. “Por esses motivos, Petrolina é a primeira colocada no setor de agronegócio no ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios, elaborado pela consultoria Urban Systems”, acrescenta.

 

A publicação destaca ainda que o município apresenta a maior densidade de plantação da fruta no país, com 12,5 mil hectares de propriedades rurais voltadas ao seu cultivo, e que os negócios relacionados à manga são responsáveis por 16.000 empregos diretos na região. Para chegar à lista das melhores cidades para o agronegócio, foram analisados doze indicadores, entre eles, a produtividade das lavouras permanentes e o saldo de empregos agrícolas de média e alta renda nas cidades com mais de 100 mil habitantes, diz a Exame.

 

foto: Jonas Santos/arquivo

Compartilhar agora
X