Mantenha sua saúde estudando no home office

O termo home office já era conhecido no mundo, mas de dezembro de 2019 para cá, com o surgimento da pandemia da Covid-19, ganhou uma grande proporção, já que uma das formas de combate ao novo coronavírus é a redução da aglomeração. Desde então, o ensino remoto se tornou rotina para muitos estudantes. Assistir a aulas em casa é um desafio. E porque não seguir o mesmo hábito usado anteriormente ao dirigir-se a Universidade? tomar banho, mudar de roupa, café da manhã e preparar-se para jornada home office com um nível positivo de engajamento.

 

O alerta agora é pela criação de um ambiente ideal para estudar e assistir às aulas pelas plataformas digitais, com a garantia da saúde física e emocional. O mundo já está interligado com a tecnologia e a internet. Estamos na era digital e precisamos nos adaptar. A vida a distância está cada vez mais presente. Precisamos nos remodelar a partir desta nova necessidade da era virtual. Ajustar-se ao mundo digital e tirar proveito do “novo normal” respeitando sua saúde e seu corpo.

 

Devemos criar um ambiente seguro e redobrar a atenção com o corpo e a mente no momento que tivermos assistindo aula, fazendo trabalhos ou participando de debates. Movimentar conhecimento é essencial, mas é super importante ter qualidade de vida e não prejudicar a saúde. O estudante precisa ficar antenado com os novos conteúdos, disciplinas e atividades, mas também aos cuidados para evitar problemas na coluna ou outras complicações.

 

“Na pandemia devemos cuidar do corpo. Não é porque estamos estudando em home office que vamos realizar as tarefas de qualquer maneira ou em qualquer posição. Um descuido pode causar grandes alterações posturais e consequentemente fortes dores em regiões como pescoço, coluna lombar e ombros. Em casa, normalmente utilizamos notebook ou celular, procuramos locais para estudar com maior conforto, como cama e sofá, porém a postura nestes referidos locais são desfavoráveis e podem causar dores. Nesta fase, é necessário realizar alongamentos e movimentar o corpo para garantir uma boa circulação sanguínea”, orientou o fisioterapeuta e professor da Faculdade UniFTC de Juazeiro Hugo Cavalcanti.

 

E como aproveitar ao máximo os estudos com segurança, conforto e qualidade de vida? Veja as dicas que separamos para você ficar atento durante as atividades homeoffice.

 

Encontre um espaço para estudar com concentração – Bem iluminado e ventilado, mesa apropriada e cadeira confortável para executar suas funções com tranquilidade e comodidade. Tenha um local adequado para movimentar conhecimento. Ter à disposição seus materiais (caderno, papeis, apostilas, computador, livros). Deixe o ambiente harmonioso e sem barulhos.

 

Regule a altura da cadeira – Primeiro ter noção de seu espaço e depois ajustar para que seus pés fiquem bem apoiados no chão, posição da coluna, encosto e joelhos a uma angulação de 90º. Apoiar bem a coluna, lombar até os ombros. A cadeira precisa acompanhar a altura da mesa para que os braços fiquem bem posicionados. Se sua cadeira não tiver braço, apoie seu antebraço na mesa para não tensionar os ombros e a região cervical.

 

Birô ou mesa – É importante escolher birô ou mesa adequados e sempre observar se está na postura correta. Tudo isso ajudará na prevenção de algumas patologias que podem ser adquiridas nas atividades, como tendinite e bursite.

 

Desktop ou notebook – Ficar atento ao posicionamento em relação a visão e membro superior, ângulo dos ombros, cotovelos e punhos; posição ereta da coluna, angulação do quadril e joelho. Estes cuidados posturais irão prevenir as dores e consequentemente melhorar o desempenho acadêmico. Se usar notebook coloque livros como base, pois o olhar , em ambos os casos, devem estar na mesma direção da tela.

 

Exercite-se – Digite! Estude! Mais lembre que seus músculos precisam de ajuda. Concentre-se no que está fazendo e em seu corpo. Foque em sua postura para que produza mais. Adote momentos para fazer alongamentos e evitar a LER, “Lesões por Esforços Repetitivos”. Mexa-se de 30 em 30 minutos para evitar dores indesejadas. Orienta-se fazer movimentos com as mãos e corpo. Evite ficar com a cabeça e corpo inclinados para não gerar tensão na cervical ou outras complicações, como hérnia de disco. Com dor ninguém executa bem seus estudos.

 

Personalize sua rotina – Separe um tempo determinado para o estudo e leitura. Organize seus dias para estudar no mesmo horário. Dormir e acordar de forma disciplinada e não quando der na “telha”, e isso, mesmo voltando a vida normal. Assim você consegue ficar mais produtivo e conquistar melhores resultados. Faça sua rotina!

 

Estabeleça horários das atividades – Nada de sair a hora que quiser para fazer outras atividades, um bolo de chocolate, por exemplo. Prefira fazer o bolo à noite para comer no outro dia. Se você tivesse indo para universidade cumpriria os horários das aulas e se somente estivesse trabalhando, teria apenas 1 hora para almoço e chegaria na empresa às 8h e retornaria 17h.

 

Relaxe! – Em casa, economizamos tempo, principalmente aquelas 2 ou 3 horas que ficamos presos ao trânsito nos dias normais. Muito tempo perdido no deslocamento quando saímos de casa, seja para ir a faculdade, shopping ou visitar alguém. A boa notícia é que a vida on-line vai permanecer e o que é legal é o ensino remoto. Esta é a vida digital, que acontece ao vivo, garantindo mais interatividade. Então, aproveite para fazer novas coisas neste período que estaria no trânsito, por exemplo.

 

Programe-se – Tenha uma agenda virtual e de papel também. É primordial. Acabe seu dia sabendo o que vai fazer no dia seguinte e acorde com as atividades planejadas nas suas mãos.

 

Reserve um tempo para família – Na hora de estudar o ideal é ninguém te interromper e em casa a tendência é as pessoas acharem que podem falar com você a qualquer hora. O legal é colocar uma plaquinha na porta e combinar com a família as regras, sinais ou códigos. Saiba que assim terá bem mais produtividade e seus familiares deverão entender que você está estudando e precisa se concentrar. Então só devem privar você das atividades, em casos de urgência.

 

Usar técnicas de produtividade – Pomodoro é uma técnica tradicional que ajuda você através de um temporizador a intercalar seu tempo com de estudo e descanso. Veja seu ciclo ideal e crie seus blocos de tempo. Use a tecnologia a seu favor. Existem muitas ferramentas que podem auxiliar seu dia-a-dia para conquista de uma vida saudável e produtiva.

Compartilhar agora
X