Em duas semanas, média móvel de casos cai quase 100% em Juazeiro e Petrolina, diz estudo da Univasf

O andamento da vacinação contra a covid-19 vem rendendo bons resultados em Juazeiro-BA e Petrolina-PE. Segundo consta no último boletim semanal do Grupo Modelos Matemáticos para Covid-19 (GMC-Vasf), a média móvel de casos diminuiu 96,8%, em comparação aos 14 dias anteriores. Houve ainda diminuição, de 80%, na média móvel de óbitos, em relação ao mesmo período.

 

 

 

O número de reprodução (Rt), que indica quantas pessoas, em média, podem ser infectadas por uma única pessoa com a doença em determinada data, vem variando entre 0,61 e 0,87 ao longo da semana, indicando desaceleração do contágio nas duas cidades. O boletim atesta ainda a baixa testagem na cidade baiana. Entre os dias 25 de junho e 01 julho, foram realizados 296 testes em Juazeiro, enquanto Petrolina aplicou 1.390 testes no mesmo período.

 

Apesar dos números, o grupo continua reforçando a recomendação de adoção de medidas de distanciamento social e deseja que o processo de vacinação da população avance de forma mais acelerada. O GMC-VASF é um grupo multidisciplinar de pesquisadores da Univasf reunidos para analisar, por meio de modelos epidemiológicos, a evolução da pandemia de COVID-19 nas cidades de Petrolina-PE e Juazeiro-BA.

Compartilhar agora
X