Economia: Petrolina terá opção de gás natural

Nesta quinta-feira (21), o município de Petrolina dará um grande passo para o desenvolvimento e sua consolidação como centro urbano, a partir do início da comercialização do gás natural para empresas, indústrias e veículos. A Companhia Pernambucana de Gás Natural (Copergás) inaugura nesta quinta uma rede local de distribuição de Gás Natural Liquefeito (GNL), resultado de uma parceria com o grupo norte-americano New Fortress Energy.

 

O projeto de rede local consiste em transportar o combustível no estado líquido – o Gás Natural Liquefeito, GNL -, por meio de caminhões refrigerados. O GNL tem um volume 600 vezes menor do que no estado gasoso, o que possibilita sua viabilidade econômica, apesar do transporte por longas distâncias. Após regaseificado, o gás é transferido à Copergás, que fará a distribuição local para os clientes industriais, comerciais, residenciais e veiculares (GNV).

 

A Copergás optou por esse modelo porque viabiliza, num espaço de tempo curto, levar o gás natural a regiões mais distantes da sua rede de gasodutos – que hoje chega até o município de Belo Jardim, no Agreste. O sistema de rede local está sendo implantado também em Garanhuns, no Agreste Meridional, e sua inauguração deve ocorrer até o final do ano.

Compartilhar agora
X