Com quase 3 milhões de baianos com vacinação atrasada, Rui Costa pede: “Procurem se vacinar”

Na manhã de hoje (24), o governador Rui Costa reforçou a necessidade de que a população tome a vacina contra a Covid-19. Quem já se vacinou com a primeira e a segunda doses, e está apto, deve retornar aos postos para o complemento do esquema vacinal. “Dois milhões de baianos não retornaram para tomar a segunda dose. Um milhão de baianos ainda não foi tomar a terceira dose. Meu apelo, meu pedido é que as pessoas procurem se vacinar”, declarou o governador.

 

Mais cedo, entretanto, a SESAB havia declaro que, na verdade, quase 3 milhões de baianos não foram aos postos de saúde completar o esquema vacinal contra a Covid-19, ou seja, mais 1 milhão a mais que o citado por Costa. Do total do público que está com a segunda dose em atraso, 341.494 tomaram a vacina Coronavac; 358.796 Oxford/AstraZeneca; e 1.219.490 Pfizer/BioNTech. Em relação à dose de reforço, 1.013.074 de pessoas já poderiam ter ido a uma unidade de saúde, disse a Sesab.

 

Além de não garantir a efetividade completa das vacinas, os atrasos podem acarretar a perda de doses, já que as da Pfizer, por exemplo, precisam ser aplicadas no prazo de até 31 dias, por conta das especificidades no armazenamento.

Compartilhar agora
X