Com 60% da população vacinada com ao menos uma dose, Brasil tem queda de 40% em casos e óbitos por covid-19 em um mês

Com mais de 96 milhões de brasileiros com, pelo menos, a primeira dose da vacina contra a covid-19 no braço, o país registrou uma queda de mais de 40% no número de casos e de óbitos pela doença em um mês. Os números consideram a média móvel de casos e mortes entre 25 de junho e 25 de julho deste ano. No número de mortes, a queda é de 42%: passou de uma média móvel de 1,92 mil para 1,17 mil no período. Já o número de casos caiu para 42,77 mil na média móvel de domingo (25), o que representa redução de 40% em relação ao dia 25 de junho.

 

Os dados são do LocalizaSUS, plataforma do Ministério da Saúde que mostra ações do Governo Federal para o enfrentamento da pandemia no país. Além do número de casos e óbitos, estão disponíveis informações diárias sobre a distribuição de doses e o ritmo da vacinação no país. Para o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a diminuição nos números da pandemia é resultado de esforço conjunto entre União, estados e municípios para o avanço da vacinação. Já foram aplicadas mais de 134 milhões de doses de vacinas Covid-19 nos brasileiros.

 

Vacinação

 

A marca de mais de 60% da população vacinável com pelo menos uma dose da vacina foi atingida nesta segunda. Ainda segundo informações do Ministério da Saúde, são cerca de 34 milhões de pessoas que já tiveram a dose dois ou dose única aplicadas. “Apesar da queda nos casos e mortes, é preciso lembrar das medidas não farmacológicas, como a higienização das mãos, o distanciamento social e o uso de máscaras. Com o apoio de todos vamos vencer essa pandemia”, destacou o ministro, que prometeu ainda que o governo federal vai distribuir mais de 10,2 milhões de doses para estados e Distrito Federal até amanhã (28).

 

foto: GOVBR

Compartilhar agora
X