CHECK: É montagem foto de funcionários da Ford sob faixa que faz referência a Bolsonaro

Circula nas redes sociais uma foto que mostra supostos funcionários da fábrica da Ford em Taubaté (SP) sob uma faixa escrita “Fechada com Bolsonaro”. Na legenda, é dito que os funcionários da fábrica expulsaram Fernando Haddad (PT), então candidato à presidência da República, durante um evento de campanha no local. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

 

“Fábrica de Taubaté ! Haddad foi expulso pelos funcionários na época da campanha da eleição para presidente, que gritavam MITO, MITO, MITO,…” Legenda de imagem publicada no Facebook que, até as 14h do dia 13 de janeiro de 2021, tinha sido compartilhada por mais de 300 pessoas

 

FALSO

 

A informação analisada pela Lupa é falsa. A foto não mostra a fábrica da Ford em Taubaté (SP) e foi alterada digitalmente para incluir mensagem que faz referência ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A imagem original foi publicada em 2014 no site da montadora e mostra a unidade da companhia em Camaçari (BA). A faixa diz: “2,5 milhões de veículos produzidos no Complexo Industrial Ford Nordeste”.

 

 

Além disso, também não é verdade que o ex-candidato à presidência da República Fernando Haddad (PT) foi expulso da fábrica da Ford durante a campanha de 2018. Haddad não visitou a unidade em Taubaté durante a campanha eleitoral, e sim a de São Bernardo do Campo (SP), em duas ocasiões. Não houve registro de hostilidades. Boato similar circula desde 2019 e foi verificado pela Lupa na mesma época.

 

Nesta segunda-feira (11), a Ford anunciou que irá fechar todas as suas fábricas remanescentes no Brasil, incluindo as de Taubaté e Camaçari. A unidade de São Bernardo do Campo já não pertence mais à companhia desde o ano passado.

 

Agência Lupa

Compartilhar agora