Brasil define plano de vacinação contra a Covid-19. Veja quem receberá as primeiras doses:

O governo federal definiu quem serão os primeiros brasileiros a receber a vacina contra a Covid-19. No plano de vacinação, divulgado nesta terça, 1º de dezembro, pelo Ministério da Saúde, serão quatro fases no total e aparecem na primeira fase os profissionais de saúde, idosos e indígenas. Eles receberão a dose assim que o imunizante for aprovado pela Anvisa e disponibilizado.

 

Na segunda fase a imunização será focada nos idosos de 60 a 74 anos. Pacientes a partir de 60 anos são considerados grupo de risco pelo risco maior da contaminação evoluir para uma morte. Na terceira fase estarão pessoas com comorbidades, condições médicas que também favorecem um agravamento do quadro a partir da covid-19. Entre as doenças crônicas incluídas neste grupo estão as cardiopatias e doenças renais crônicas.

 

A quarta fase vai focar em professores, forças de segurança, trabalhadores do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade. O conjunto destes segmentos soma 109,5 milhões de pessoas, que deverão receber, cada um, duas doses. No comunicado do Ministério sobre a reunião não há informações sobre o restante da população.

 

O Brasil já firmou acordo para compra de 100,4 milhões de doses com o consórcio Oxford/Astrazeneca e 42,5 milhões no âmbito do grupo Covax Facility, que reúne governos e empresas de diversos países.

Compartilhar agora
X