BOAS NOTÍCIAS: vacina universal contra gripe induz resposta imune duradoura

Uma vacina universal contra a gripe, que tem a possibilidade de extinguir a necessidade anual de vacinação, induziu forte resposta imune durante pelo menos 18 meses, de acordo com os resultados de estudos clínicos da fase 1 publicados na segunda-feira (7) no periódico científico Nature Medicine. A vacina está sendo desenvolvida por pesquisadores norte-americanos.

 

Os testes foram realizados com 65 voluntários norte-americanos de 18 a 39 anos. O ensaio foi apenas um estudo da fase I para estabelecer a segurança e medir as respostas imunológicas, o que significa que não testou a capacidade das vacinas de proteger as pessoas da gripe. As principais reações adversas foram dor local, dor de cabeça e fadiga.

 

 

As vacinas atuais contra a gripe são feitas com vírus influenza inativado. Elas induzem o sistema imunológico a produzir anticorpos contra uma região da HA, proteína que reveste o vírus, que sofre mutação muito rapidamente. O novo imunizante, entretanto, gera anticorpos neutralizantes contra uma região mais estável dessa proteína.

foto: Tânia Rego/Agência Brasil

Compartilhar agora
X