Alerta: pesquisa da Facape aponta que Petrolina e Juazeiro bateram recorde em casos de covid-19

Boletim detalhado sobre a atual situação das cidades de Juazeiro-BA e Petrolina-PE foi divulgado nesta segunda-feira (21) pelo colegiado de Economia da Facape aponta que os municípios enfrentam um aumento recorde no número de casos de covid-19. Ainda segundo o levantamento, a redução de leitos emergenciais pode agravar ainda mais a situação da população das duas cidades.

 

Segundo a pesquisa, nas últimas 5 semanas, a média de casos semanais supera os 550 e 210 em Petrolina e Juazeiro, respectivamente. Sobre a linha da média móvel, ela aumentou na cidade de Juazeiro, diz a pesquisa. A última, divulgada no dia 18 de dezembro, foi de 0,71 novos óbitos, enquanto 7 dias atrás foi 0,29. Em Petrolina, a média móvel reduziu. O último dado indica 0,43 novos óbitos, enquanto 7 dias atrás era 0,71.

 

A pesquisa também destaca o preocupante número de leitos disponíveis nas duas cidades. Em Petrolina, após alguns leitos serem desativados e outros reativados, o total disponível hoje é de 43. Já Juazeiro agora soma 38 leitos de UTI públicos disponíveis atualmente.  Para o pesquisador e professor da Facape, João Ricardo, o atual cenário inspira atenção e os os cuidados precisam ser redobrados, bem como todas as medidas de prevenção devem ser seguidas, como o uso de máscara, álcool gel e distanciamento.

Compartilhar agora
X