A popularização do Beach Tennis no Vale do São Francisco é uma prova que o esporte veio pra ficar

Um esporte que é, praticamente, uma verdadeira mistura do tênis, vôlei de praia e o frescobol, o Beach Tennis tem ganhado a simpatia dos brasileiros. Criado em meados de 1987 na província de Ravennana, na Itália, chegou ao país em 2008, e se popularizou não apenas em cidades litorâneas, mas também em municípios onde sequer há praia. Prova concreta disso é a região do Vale do São Francisco, que, cada vez mais, vem revelando sua potencialidade para essa prática esportiva que segundo a Federação Internacional de Tênis (ITF, sigla em Inglês), é praticado por mais de 500 mil pessoas espalhadas em todos os continentes, independentemente de sexo e idade.

 

A região registrou um aumento do número de academias da prática esportiva. Petrolina, atualmente, possui três, enquanto que Juazeiro registra duas. E o melhor, é que outras três academias serão abertas na região nas próximas semanas, o que revela o quão a prática esportiva tem realmente se popularizado por aqui. Outro bom exemplo que ilustra isso são os campeonatos.

 

Recentemente, a segunda edição do Portal Zap Open de Beach Tennis e Futevôlei atraiu, para a Orla de Juazeiro, diversos competidores, que vieram de cidades circunvizinhas, mas também de outras mais distantes, e até mesmo de outros estados. Para além disso, conseguiu atrair um grande número de curiosos, que, pouco a pouco, vão melhor conhecendo a modalidade esportiva do Beach Tennis, e consequentemente se identificado com a mesma.

 

 

Hoje, segundo a ITF, o Brasil é a segunda maior força do mundo neste esporte, atrás apenas da Itália, o país criador da modalidade. E não é a toa. Grandes nomes tem se revelado bastante no Beach Tennis, um deles é André Baran, considerado o ‘número 1’ do Brasil no Beach Tennis. Aos 30 anos, o brasileiro ocupa a oitava colocação no ranking mundial da Federação Internacional de Beach Tennis (ITF Beach Tennis). Ele foi campeão do Pan-Americano em 2019, em Aruba, campeão do Mundial por equipes, na Rússia e conquistou medalhas de ouro e prata nos Jogos Mundiais de Praia, no Catar. O atleta também recebeu o Oscar de melhor saque do beach tennis masculino.

 

Quer uma boa notícia? O Portal ZAP vai promover a terceira edição do Portal Zap Open de Beach Tennis e Futevôlei em breve, movimentando ainda mais o cenário esportivo na região do Vale do São Francisco.

Compartilhar agora
X