Vai demorar: vacinação para covid-19 na Bahia só em março de 2021

Sabe a tão sonhada vacina para a covid-19? Ela deve demorar e só deve começar a ser aplicada nos baianos a partir de março de 2021. Essa é a estimativa feita por Fábio Vilas-Boas, secretário da Saúde da Bahia, em entrevista ao jornal CORREIO nesta terça-feira (15). Apesar da Bahia ter a parceria com a Rússia em andamento para a distribuição de 50 milhões de doses da vacina, o secretário destacou que o prazo para o início da imunização ainda depende da aprovação e registro da vacina junto à Anvisa.

 

Além disso, reforçou que, na rede pública, a vacina não terá como contemplar todos os baianos, e que a prioridade serão as pessoas que são grupos de risco. O secretário disse ainda que será uma vacina de duas doses, com intervalo estimado de 21 dias entre as doses, o que considera preocupante, pois a aderência à segunda dose, que acontecerá cerca de um mês depois, tende a ser menor. Ele disse ainda que vai faltar seringa no mundo, mas ressaltou que Bahia já está se preparando.

 

Vilas-Boas destacou ainda que não acha seguro o retorno das aulas sem vacina e acrescentou que os hospitais de campanha devem ser desativados progressivamente e reforçou a necessidade das pessoas continuarem usando as máscaras pois há um risco de uma segunda onda da pandemia a exemplo do que já aconteceu em países da Europa.

Compartilhar agora