Manifestação de Pescadores artesanais bloqueiam Ponte Presidente Dutra e causam caos no trânsito entre Juazeiro e Petrolina

Pescadores artesanais de Juazeiro, Petrolina e cidades da região realizam manifestações na manhã deste sábado (7) na Ponte Presidente Dutra, principal ligação entre os dois municípios. A manifestação cobrou o pagamento do seguro-defeso, benefício federal que garante renda durante o período em que a pesca é proibida para preservação das espécies.

 

 

O bloqueio causou congestionamento e transtornos aos motoristas. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar foram acionadas para acompanhar o ato, e houve registro do uso de bomba de efeito moral durante a mobilização.

 

Segundo os trabalhadores, o atraso no benefício, principal fonte de renda das famílias no período de paralisação, já dura cerca de três meses.

 

“Eles sobrevivem da pesca e não têm outra atividade. As pessoas dependem desse dinheiro”, afirmou Tadeu Reis, presidente da Associação de Pescadores da Ilha do Fogo.

 

O Ministério do Trabalho e Emprego informou que assumiu os pagamentos dos defesos iniciados em novembro e que os repasses devem ocorrer em fevereiro. A pasta atribuiu o atraso ao esgotamento do orçamento de 2025, provocado por fraudes que estão sendo investigadas, e afirmou que novas regras foram criadas para evitar desvios.

 

 

Fonte: RedeGN

 

 

Foto: Reprodução