VOCÊ VIU? Candidata que se atrasou e perdeu Enem por amamentar o filho ganha bolsas de estudos
Débora Gomes, 26 anos, que perdeu o primeiro dia do Enem 2021 ao chegar com um minuto de atraso ao local de prova no Recife, porque estava amamentando um dos filhos, tem recebido uma “onda” de solidariedade e ganhou bolsas de estudo em cursinhos e faculdades privadas para não desistir do sonho de cursar medicina. Ela mora em uma comunidade na Ilha de Joana Bezerra, na área central da capital pernambucana e chegou ao prédio onde faria a prova, no bairro da Boa Vista, no Centro da cidade, às 13h01, quando o portão tinha acabado de ser fechado.
“Eu cuidei dos afazeres domésticos e tive que dar de mamar ao meu filho antes de ir […] É muito complicado conciliar tudo ao mesmo tempo”, afirmou a mãe de Gabriel, de 5 meses, e de Rebeca, de 3 anos ao G1. Sem informar quantas bolsas de estudo para cursinhos e faculdades privadas recebeu, Débora se disse surpresa com a rede de solidariedade que se formou ao redor dela desde que perdeu a prova do Enem.
“Desde domingo, eu venho recebendo uma solidariedade muito grande das pessoas, um amor, um apoio moral. Muita gente me defendendo. Eu estou gostando muito, estou amando essas palavras de conforto, de afeto e de luz, estão iluminando o meu dia. E estou abismada, pois não esperava receber tanto carinho, tanto amor das pessoas que nem me conhecem”, contou. Desempregada, Débora mora com os filhos e com o marido, que também está sem emprego, em uma quitinete de dois cômodos: um quarto e uma cozinha. Ela contou que são inúmeros os desafios para estudar, mas garantiu que não vai desistir do sonho de ser médica.
foto: Marlon Costa/Pernambuco Press