Você leva o celular para o banheiro? Hemorroidas e dor de barriga são consequências do uso excessivo nesse ambiente

O mundo é dividido em dois lados: há os que usam o celular no troninho e aqueles que mentem sobre o assunto. Mas você sabia que isso pode te fazer MUITO mal?

Segundo especialistas, ao usar o telefone enquanto resolve suas questões no ambiente menos cheiroso da casa, você acaba se distraindo e passando mais tempo exercendo a função de um rei – sentado. O design do vaso sanitário não faz dele uma cadeira muito confortável – anatomicamente falando – e isso pode levar a hemorroidas.

 

“Não é aconselhado ficar no banheiro muito tempo fazendo força. Sentar ali e não induzir a força não tem problema, mas provocar um esforço não é bom”, ressalta André Augusto Pinto, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Laparoscópica e Minimamente Invasiva (Sobracil).

 

Quando a ação se torna repetitiva, os vasos do canal do ânus se dilatam, podendo provocar tanto as hemorroidas externas quanto as internas. As externas ocorrem de forma frequente e com uma concentração maior no ânus ou no final do canal anal, semelhante a varizes. Já as internas estão localizadas acima da região anal (dentro do reto), e geram sintomas de dor e muito sangramento.

O ambiente também é bem insalubre por ser lotado de bactérias. Passar grandes períodos neste local – além de meio nojento – pode contribuir para uma má higiene do seu corpo. Ao dar descarga, diversos patógenos são liberados no ar. Mesmo que você lave as mãos, seu celular, roupas e calçados podem virar um roteador de bactérias. Isso pode contribuir para quadros de intoxicação alimentar e contaminações em geral.

E você, costuma passar muito tempo usando o celular no banheiro?

 

Com informações: TVJornalinteriorSbt e Veja

Foto: Shutterstock

Compartilhar agora