Vacinas russas negociadas pelos governadores do Nordeste vão atender todo o Brasil

O consórcio de governadores do Nordeste e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, definiram que as 37 milhões de doses da vacina russa Sputnik V negociadas pelo grupo serão incorporadas ao plano nacional de imunizações coordenado pelo governo federal. O anúncio foi feito neste sábado pelo presidente do consórcio, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT).

 

“Tratamos com o Ministério da Saúde e a Advocacia Geral da União (AGU) os termos para que a gente mantenha um regramento em que se tenha vacina para todo o Brasil. E assim foi acertado” afirmou o governador em vídeo divulgado após a reunião.

 

Segundo publicação doe O Globo, a intenção de incorporar as vacinas a serem compradas pelo consórcio ao plano nacional de imunização já vinha sendo discutida nas últimas reuniões entre os governadores e o Ministério da Saúde. Na prática, isso significa que as vacinas, ao chegarem ao Brasil, serão distribuídas pelo governo federal a todo o Brasil e não apenas aos estados do Nordeste, atendendo às diretrizes do plano de vacinação contra a Covid-19.

 

De acordo com o planejamento, a expectativa é de que os lotes das vacinas russas cheguem ao Brasil entre abril e julho, em quantidades escalonadas. O primeiro lote seria de 1,9 milhão de doses, em abril. O segundo seria de 5 milhões de doses chegando em maio. Os dois últimos lotes são de 10 milhões (junho) e 20 milhões (julho). (BN)

Compartilhar agora