Vacinação contra a covid-19 em SP vai começar dia 15 de dezembro

O início da aplicação da vacina contra a covid-19no Sistema Único de Saúde (SUS) já tem data para começar no estado de São Paulo: 15 de dezembro. A data foi informada pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), nesta quarta-feira (30). Entretanto, para que o cronograma seja cumprido, ainda é necessário finalizar a fase de testes – o que deve ocorrer em até 30 dias – e obter a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

Os primeiros imunizados serão profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, paramédicos, aqueles que atuam em hospitais públicos, privados e em todas as unidades de saúde públicas, municipais e estaduais). A previsão inicial era de vacinar toda a população do estado até fevereiro de 2021, mas o governo acabou ampliando o prazo, e agora acredita que este processo deve durar até o fim de março. Serão duas doses aplicadas em um intervalo de 14 dias.

 

O governo de São Paulo e o laboratório chinês Sinovac assinaram um acordo para a compra de 46 milhões de doses da vacina para o estado, sendo 6 milhões já prontas e as outras 40 milhões formuladas pelo Instituto Butantan. Até fevereiro de 2021 serão mais 14 milhões de doses, totalizando 60 milhões. O documento prevê ainda a transferência de tecnologia para que o Butantan produza a vacina em uma fábrica que será construída.

Compartilhar agora
X