URGENTE: OMS suspende testes de cloroquina contra coronavírus

A Organização Mundial da Saúde anunciou que irá suspender os testes com a cloroquina para o tratamento de pessoas com a doença covid-19, causada pelo novo coronavírus. O anúncio foi feito por Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS. Ghebreyesus disse que pausa irá durar até que se saiba que o medicamento é seguro para pacientes.

 

Um estudo publicado na semana passada no jornal científico The Lancet, um dos mais respeitados do mundo, indicou que a cloroquina não tinha efeitos positivos no tratamento da covid-19 e poderia estar ligada a mais mortes do que em tratamentos tradicionais de síndromes respiratórias agudas graves.

 

A discordância em relação à cloroquina foi um dos fatores que motivaram a saída do ministro da saúde Nelson Teich do governo Bolsonaro. Após Teich deixar o cargo, o ministério ampliou testes do medicamento.

 

EX- MINISTRO TEICH

 

Em entrevista neste domingo, 24, ao canal GloboNews, o ex-ministro da saúde, Nelson Teich falou sobre os motivos da sua saída do ministério: “Não houve um alinhamento com o presidente, e é ele que define, ele é o chefe da nação. Ele me colocou ali. Se por um algum motivo não existe um alinhamento, eu tenho que sair, porque ele é o presidente” disse ele que ainda completou: “…Em relação a remédio. Eu não anteciparia a decisão (de liberar o uso de cloroquina em pacientes leves de Covid-19). Eu esperaria o laudo, o resultado clínico do estudo randomizado. Ele achou que era melhor antecipar, é uma escolha. Só que como a posição é distinta, eu tenho que sair.”

 

Exame

Compartilhar agora
X