Univasf atualiza sobre estado de saúde das estudantes feridas no acidente com o ônibus
O acidente com o ônibus do Transporte Estudantil Intercampi da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), ocorrido na manhã desta segunda-feira (1º) no Campus Ciências Agrárias (CCA), em Petrolina (PE), deixou 11 estudantes, todas mulheres, feridas. Ainda pela manhã, dez estudantes foram encaminhadas ao Hospital Universitário (HU-Univasf) e uma foi atendida em um hospital particular de Petrolina. Todas elas já tiveram alta e foram liberadas pelas unidades hospitalares.
De acordo com o HU-Univasf, as pacientes encaminhadas ao hospital chegaram conscientes, orientadas e em bom estado geral, apresentando ferimentos leves, compatíveis com trauma de baixa gravidade. Três pacientes receberam alta no início da tarde, após avaliação médica e estabilidade clínica. As outras sete pacientes passaram por exames de imagem e avaliação médica e receberam alta à tarde.
A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) destaca toda a assistência e atenção oferecidas às estudantes pela equipe do HU-Univasf. As discentes foram recebidas pela equipe multidisciplinar do hospital, com um atendimento rápido e acolhedor por parte de todos os profissionais do HU-Univasf. Uma equipe de assistentes sociais da Proae e pró-reitores da Univasf também estiveram no hospital para dar apoio às estudantes.
O acidente com o ônibus do Transporte Estudantil Intercampi aconteceu quando o veículo chegava ao CCA transportando cerca de 45 estudantes. O motorista não se feriu no acidente. O Samu e o Corpo de Bombeiros foram acionados e atuaram nos primeiros atendimentos aos estudantes no local do acidente. Também foi acionado o Instituto de Criminalística da Polícia Civil de Pernambuco para a realização da perícia que irá indicar as causas do acidente.
A Proae ainda está levantando outras possíveis vítimas que tenham sido atendidas em outras unidades de saúde públicas e privadas de Petrolina e Juazeiro (BA) e divulgará novas informações posteriormente. A Proae divulgou uma série de orientações de saúde aos estudantes que estavam no veículo e não apresentaram ferimentos. Estes discentes devem ficar atentos, nos próximos dias, a possíveis alterações em seu estado de saúde, conforme os sina
