UniFTC e Prefeitura realizam mutirão de saúde e promovem atendimentos gratuitos em comunidade de Juazeiro

A Faculdade UniFTC de Juazeiro e a Prefeitura Municipal realizaram, no último sábado, 23, um mutirão de saúde na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Residencial Mairi. A ação, denominada Dia D da Campanha Outubro Rosa, beneficiou moradores da comunidade.

 

O Movimento do Bem contou com a participação de estudantes e professores dos cursos de Nutrição e Enfermagem da UniFTC. Entre os serviços, aplicação de vacinas contra a Covid-19 e Influenza (gripe), vacinação infantil, avaliação antropométrica, onde as dimensões físicas de uma pessoa são medidas corporais são medidas (peso, altura, gordura corporal etc), orientações sobre os cuidados para prevenção do câncer de mama e o autoexame, aferição de pressão e teste de glicemia. Na oportunidade, as crianças foram recebidas com brincadeiras e atividades lúdicas.

 

Para Margareth Souza da Conceição, que reside no residencial, o acolhimento foi muito bom e necessário. “Nem todo mundo tem dinheiro para se deslocar para outras unidades e ter acesso a alguns serviços. Aproveitei e trouxe meus filhos também. Fiz o teste da diabetes, ‘medi’[sic] a pressão e tomei a vacina contra a Covid-19. Meus filhos aproveitaram para serem imunizados contra a gripe e a minha menina realizou o preventivo. Gostei bastante do atendimento”, disse.

 

Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem da UniFTC de Juazeiro, Luciana Lopes, o movimento possibilita ao aluno conhecer, na prática, quais as condutas necessárias ao profissional do futuro, seja no campo da Enfermagem ou da Nutrição, assim como, entender que ações importantes devem ser oferecidas à comunidade. Os estudantes saíram satisfeitos com a aplicabilidade dos conhecimentos vistos na instituição”, frisou.

 

A moradora Betieny Maria da Anunciação parabenizou a UniFTC e a prefeitura pela oferta dos serviços. “Foi ótima a ação para comunidade. Eu e minha filha participamos de tudo que temos direito”, brincou.

 

De acordo com Anne Azevedo, diretora de humanização e educação permanente da Secretaria de Saúde, a parceria com a UniFTC foi muito relevante. “Temos o objetivo de fortalecer esses vínculos e favorecer a comunidade com a educação permanente. Auxiliar a população carente com amplos serviços de saúde é essencial, principalmente quando levamos para perto das pessoas. O dia a dia é muito corrido e a maioria não tem tempo ou não tem condições de procurar os devidos cuidados. A prefeitura agradece o apoio da instituição e vamos continuar realizando outros momentos de inserção na comunidade com a UniFTC”, concluiu.

Compartilhar agora
X