Trump anuncia estar com covid-19 e eleições nos EUA podem tomar outro rumo, entenda:

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump postou, em seu perfil no Twitter, que ele e a primeira-dama, Melania Trump, foram contaminados pelo novo coronavírus. A notícia foi dada no início desta sexta-feira (2), horas depois de a assessora sênior da Casa Branca, Hope Hicks, ter confirmado que tinha testado positivo para covid-19. Sem evidências, Trump sugeriu que Hicks teria sido infectada por abraços de policiais ou militares.

 

A contaminação do presidente pelo coronavírus a 32 dias da eleição irá mudar de imediato o ritmo da campanha, com consequências políticas ainda imprevisíveis para o resultado de uma eleição já tumultuada.

 

Trump, que vinha fazendo comícios eleitorais presidenciais e eventos de arrecadação de fundos para a campanha em ambientes fechados, iniciou a quarentena na madrugada de hoje. Se ele tiver um ciclo normal de recuperação da doença, de 14 dias após a infecção, pode ficar quase metade do tempo restante até as eleições afastado do contato com o público. Os comícios são considerados um dos maiores ativos políticos do presidente, conhecido por ser um “showman” com alta capacidade de energizar seus eleitores em discursos.

 

A infecção por covid-19 também coloca em xeque a realização dos próximos dois debates com o democrata Joe Biden. O próximo encontro entre os dois candidatos está agendado para o dia 15 de outubro. A imprensa americana já discute também o que acontecerá em um cenário mais grave, caso Trump sofra com complicações da doença e esteja com a saúde ameaçada no dia da eleição, em 3 de novembro.

 

Com os comícios dos últimos meses, Trump tentou não apenas retomar o contato com o eleitorado, mas também mostrar que os Estados Unidos estavam voltando à vida normal apesar do coronavírus. Parte da mensagem política do presidente consiste em mostrar que ele colocou os EUA no caminho da recuperação econômica, de saúde e que conseguirá anunciar uma vacina em tempo recorde. (Foto: Reprodução/Instagram)

Compartilhar agora
X