TECNOLOGIA: Petrolina terá primeiro ‘estacionamento inteligente’ do Nordeste

Petrolina vai se tornar a primeira cidade do Nordeste a contar com um ‘estacionamento inteligente’. O sistema de Zona Azul da cidade está sendo modernizado, e em breve, os motoristas contarão com auxílio da tecnologia na hora de buscar uma vaga para estacionar no centro da cidade. A novidade será possível com a implantação de sensores veiculares que possibilitarão que o condutor localize, por aplicativo, onde há vaga disponível para estacionar.

 

Segundo a prefeitura, o sistema existe apenas em alguns shoppings do Brasil e cidades como Serra (ES) e São José dos Campos (SP), mas é inédito em gestões públicas. Os sensores já começaram a ser instalados ao longo da Avenida Guararapes, Souza Filho, Souza Júnior e Dom Vital, e a previsão é de que, até o fim de novembro, o sistema esteja operando. Segundo a Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla), o novo sistema vai reduzir o tempo de procura por vagas, e consequentemente, trazer economia ao usuário.

 

Os sensores serão interligados aos painéis dispostos em locais estratégicos que mostrarão se há vagas disponíveis naquela rua. Caso não haja nenhuma vaga disponível, o motorista poderá desviar a tempo, procurando uma vaga mais próxima. Ainda segundo a Ammpla, a expectativa é que sejam instalados cerca de 8 painéis em pontos estratégicos da área central.

Compartilhar agora
X