Sem TikTok: aplicativo será banido dos EUA a partir de domingo; entenda

Sabe o TikTok, um dos aplicativos sensação do momento? Ele vai ser banido dos Estados Unidos a partir do próximo domingo (20). O aplicativo chinês, assim como o WeChat, não poderão mais ser distribuídos em celulares no país, segundo nota emitida nesta sexta-feira (18) pelo Departamento de Comércio americano. Segundo o presidente Donald Trump, a medida tem como objetivo proteger a segurança nacional dos Estados Unidos de supostas ameaças do Partido Comunista da China.

 

Esses e outros aplicativos chineses estão sob suspeita de espionagem nos últimos meses pelo governo americano. A medida emitida hoje determina que os serviços não sejam mais distribuídos em lojas de aplicativos no país, como a App Store e a Play Store. O governo, entretanto, não informou se quem já possui o aplicativo no celular não poderá mais acessá-lo.

 

Os impasses comerciais entre Estados Unidos e China se intensificaram desde a eleição de Trump em 2017. O mercado de aplicativos é, em geral, dominado por serviços americanos, como Facebook, Messenger, WhatsApp, Instagram e Snapchat. Entretanto, o TikTok tem ganhado popularidade principalmente nos Estados Unidos nos últimos meses, com estimativas de mais de 80 milhões de usuários mensalmente ativos no país.

Compartilhar agora
X