SEM FESTA! Comitê do Consórcio Nordeste pede proibição de eventos privados no Carnaval

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste divulgou um parecer técnico em que recomenda que festas privadas sejam proibidas durante o Carnaval, por conta da situação da pandemia da covid-19. O comitê propõe também que o período não tenha feriado – em alguns estados, isso já irá acontecer, como é o caso da Bahia. Um feriado de Carnaval pode servir de estímulo para as pessoas irem às ruas e aglomerarem, entende o comitê.

 

Já as festas privadas “intensificariam a transmissão do vírus, como ocorreu no Réveillon, e resultariam no prolongamento da terceira onda no Brasil”. Em toda a Bahia, festas privadas podem acontecer, com limite de 1,5 mil pessoas no público. Isso levou ao cancelamento de alguns grandes eventos.

 

No parecer, o comitê diz que a ômicron é quatro vezes mais transmissível que a variante delta. O menor número de mortes do momento atual é por conta da vacinação, que também contribuiu para diminuir as hospitalizações, ressalta o documento. Apesar disso, o comitê destaca que “é impossível prever com segurança quando o novo pico será alcançado e qual será a duração da nova onda”.

Compartilhar agora
X