Saúde: Brasil ultrapassa marca de 50% da população adulta protegida com as duas doses ou dose única da vacina Covid-19

Mais de 267 milhões de doses distribuídas, mais de 222 milhões de doses aplicadas, média móvel de casos e mortes com queda de mais de 70%: essas são algumas marcas importantes atingidas pelo Brasil nos últimos dias. Nesta segunda-feira (20), o país alcança mais uma: 50% da população brasileira adulta, estimada em 158 milhões de pessoas, completaram o esquema vacinal com as duas doses ou a dose única da vacina Covid-19. Segundo informações do Ministério da Saúde, o número corresponde a 80,5 milhões de brasileiros.

 

Com cada vez mais brasileiros protegidos, o sistema de saúde fica menos sobrecarregado, podendo atender com mais eficiência pacientes com outros tipos de enfermidades. Mais de 22 estados apresentaram taxa de ocupação abaixo de 50%, parâmetro considerado como dentro da normalidade. Desde o começo da campanha, em janeiro deste ano, cerca de 141 milhões de pessoas já tomaram a primeira dose da vacina, o que equivale a quase 90% da população maior de 18 anos.

 

“Se já chegou a sua hora de tomar a segunda dose da vacina, procure um posto de imunização na sua cidade. A eficácia dos imunizantes usados na campanha foi comprovada a partir de análises realizadas com as duas aplicações, respeitando o intervalo correto. Na última semana, o Ministério da Saúde recomendou a redução do prazo entre as duas doses da Pfizer, de 12 para 8 semanas”, diz a pasta.

 

foto: Myke Sena/MS

Compartilhar agora
X