Rio São Francisco irá operar com a menor vazão dos últimos meses a partir desta segunda (08)

O rio São Francisco passa a partir de hoje, segunda-feira (8), em Sobradinho (BA), a operar com a vazão mais baixa dos últimos meses, de acordo com dados informados pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

 

A Vazão, que chegou a 1.900 metros cúbicos (m³/s) em períodos do final de 2020 e que já operava com 900 metros cúbicos (m³/s), chega hoje a 800 metros cúbicos (m³/s) reduzindo ainda mais o volume de águas abaixo da barragem de Sobradinho.

 

Em nota a Chesf informou que a medida tem como base a previsão de baixa nas chuvas previstas para este período e otimização do Sistema. A empresa ainda avalia que não há previsão de aumento de vazão para os próximos dias, mas alerta a população ribeirinha para a necessidade de não ocupar áreas na calha principal do rio: “Poderá existir a necessidade de maximização de geração para atendimento ao SIN, as usinas de Sobradinho e Xingó”, alertaram.

 

Com a vazão de 800 metros cúbicos (m³/s) em alguns locais haverá necessidade de relocação de bombas e a ampliação de espaços de lazer nas margens do Rio São Francisco, a exemplo da Ilha do Fogo, entre Juazeiro e Petrolina, e na Ilha do Rodeadouro, principal balneário turístico da região.

Compartilhar agora
X