Renovando ambientes de forma rápida por Iasmim Duarte

No período de quarentena, ficamos mais tempo do que nunca em casa, e é natural a vontade de modificar a aparência dos cômodos. Para mudar um ambiente da nossa casa, nem sempre é necessário iniciar uma obra de reforma. Com algumas soluções rápidas e econômicas, fica mais fácil renovar ambientes sem quebra-quebra. Afinal, quem não gosta de ter um ambiente aconchegante, bonito e cheio de personalidade?

 

1. Modifique o layout

 

O primeiro passo é observar o ambiente, ter caneta e papel para desenhar o layout atual e estudar novas possibilidades com os mesmos objetos, vale também pensar em remover ou trocar objetos entre os cômodos. Faça um teste e monte seu layout preferido, movendo uma peça de um canto ao outro, ver as peças que você já possui com outro olhos é sempre uma boa forma de mudar o ambiente.

 

2. Paredes

 

Escolher uma nova paleta de cores para o ambiente, podendo pintar todas as paredes ou optar para renovar apenas uma, escolhendo uma cor contrastante com os objetos e móveis, ou até mesmo optando por tintas com efeito lousa, deixando a criatividade fluir ou até mesmo tintas com opções de texturas e acabamentos diferenciados, como a textura com brilho e com efeito marmorizado.

 

Usar papel de parede também é uma opção, para economizar a dica é escolher apenas uma parede como destaque, são inúmeras opções de cores e estampas. Uma outra opção para atualizar a decoração de forma mais pontual e marcante, aplicando em uma área menor, podendo usar o papel de parede com uma cor mais viva como pano de fundo para uma estante ou prateleira de livros.

 

3. Verde

 

Uma ideia simples e rápida é utilizar diversos Cachepots e plantas, que trazem cor e frescor para o ambiente, e algumas opções ainda trazem aromas naturais. Para pessoas que não tem o hábito em cuidar das plantas e uma rotina intensa, uma opção seria investir em suculentas, plantas que demandam poucos cuidados quando o assunto é água e sol. Outro fator importante é levar em consideração a presença de crianças ou animais de estimação, é importante atentar-se para as plantas que são amigáveis a eles.

 

Outra opção, é ter uma horta em ambientes como cozinha e áreas externas. O cultivo de temperos em vasos além de decorar é uma forma de ter opções frescas e saudáveis para o dia-a-dia. Uma opção interessante são os vasos autoirrigáveis, neles as plantas consomem somente a quantidade certa de água que necessitam para ficarem lindas, eles dispensam a utilização de pratos, pois o reservatório acoplado a ele também faz essa função.

 

4. Almofadas, tapetes e cortinas

 

Esses são itens que trazem cor e conforto para qualquer ambiente e de renovar um ambiente por completo, custa pouco e pode ser trocado com facilidade. Substituir ou renovar almofadas é uma boa opção, elas podem ser coloridas, com diferentes tecidos, texturas e padronagens, tendo o cuidado com a harmonia no mix de cores. Outra opção é utilizar amarrações com lenços e bandanas nas almofadas que já estão sendo utilizadas.

 

Os tapetes podem ser mais felpudos e volumosos para áreas de relaxamento e mais baixos para locais de muita circulação. Usar um mix de tapetes com diferentes formatos e estampas é uma ótima opção, como exemplo, sobrepondo um modelo estampado a outro liso.

 

As cortinas devem ser escolhidas levando em consideração que por ser uma estrutura vertical, mantém contato direto com o usuário, uma boa opção é optar por tons neutros e tecidos delicados.

 

5. Washi Tape

 

 

Washi tape é um tipo de fita adesiva japonesa que pode ser usada em várias superfícies como paredes e móveis, com diversas estampas e cores.

 

Na parede, permite que você crie o seu próprio papel de parede, criando desenhos e estampas personalizadas. Nos móveis, podemos utilizar em estantes, cômodas e prateleiras. A fita pode ser colada na borda do móvel que fica exposto , dando um efeito diferenciado no móvel e no ambiente. Por ser uma fita de fácil aplicação, caso não goste ou queira modificar, é só destacar a fita e criar algo novo!

 

6. Quadros e objetos

 

 

Uma maneira rápida e prática de mudar o ambiente é reorganizar as fotos, quadros e obras que você já tem, vale incluir objetos com valor sentimental e até neons, skates, bicicletas para um visual cheio de personalizade e modernidade. Para uma composição mais uniforme, a dica é combinar as cores dos quadros com a paleta de cores do ambiente. Para uma composição mais despojada, é só usar a imaginação e misturar a forma de expor os quadros.
Uma opção despojada é o estilo gallery wall, em que as paredes são preenchidas pelos quadros, com variação de tamanhos e até sendo apoiados no chão.

 

Duas dicas para renovar sua galeria de quadros, primeiro monte uma prévia na parede, simulando com fita adesiva ou papel o formato dos quadros, dessa forma fica mais fácil a visualização do layout escolhido. Na hora de instalar, caso prefira evitar furos na parede, é só optar por fita dupla face própria para pendurar quadros e objetos.

 

—-
Iasmim Duarte
Arquiteta e Urbanista, especialista em Design de Interiores
Endereço: Av. Adolfo Viana, 420
Centro, Juazeiro – BA

Compartilhar agora
X