Região do Vale do São Francisco se consolida e alcança 20% da produção brasileira de espumantes
O Vale do São Francisco, que abrange municípios da Bahia e Pernambuco, se consolida como um dos principais polos de espumantes do país, responsável por cerca de 20% da produção nacional. Só em 2025, já foram fabricados mais de 5 milhões de litros, impulsionados por vinícolas de Casa Nova, Curaçá, Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e região.
O destaque voltou à mídia nesta terça-feira (09), no BATV, da TV Globo. A trajetória vitivinícola local começou nos anos 1960 e ganhou força entre as décadas de 1980 e 1990, quando o Vale passou a produzir vinhos e espumantes, bebidas que passam por dupla fermentação e mantêm o gás carbônico natural. Hoje, cinco das dez vinícolas produzem espumantes; uma delas, em Casa Nova, chega a 2,5 milhões de garrafas por ano.
O fim de ano é o período mais forte do setor, concentrando até 40% do faturamento. A tradição de brindar com espumante está ligada à simbologia da uva como sinal de prosperidade.
Com clima semiárido e colheitas o ano inteiro, o Vale produz rótulos frescos, variados e inclui estilos mais adocicados, como o moscatel. A combinação entre técnica e qualidade da uva elevou a região ao patamar de referência nacional e de destaque no mercado internacional.
Fonte: Alô Alô Bahia
Foto: Reprodução

