Rede UniFTC firma parceria com o projeto “Educação que Transforma”

Nesta terça-feira (8), foi assinado um termo de compromisso entre a Rede UNIFTC, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU-PE) e o Programa Transforma Petrolina. O objetivo da parceria intitulada “Educação que Transforma” é aumentar o engajamento dos estudantes em ações de voluntariado, contribuindo para redução de números de sub-moradias na cidade. O acordo entre as instituições foi assinado na sede do programa, situada no Parque Municipal Josepha Coelho, e contou com a presença do prefeito Miguel Coelho.

 

A iniciativa abrange ações multidisciplinares, nas quais os estudantes poderão ser envolvidos em projetos sociais que beneficiem as comunidades. Participarão das ações os Colegiados dos cursos de Saúde da Faculdade UniFTC de Juazeiro (Farmácia, Odontologia, Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem e Biomedicina), como também dos cursos da Faculdade UniFTC de Petrolina (Direito, Psicologia, Engenharias Civil, Elétrica e de Produção).

 

Em Petrolina, com a participação dos Colegiados de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, serão desenvolvidos e executados os projetos de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social – ATHIS. O projeto garante que famílias com renda de até três salários mínimos, em áreas urbanas e rurais, recebam assistência técnica pública e gratuita. Ações como essas já estão sendo praticadas nas Cidades de Caruaru, Olinda e Recife.

 

“Uma importante assinatura de convênio com a gestão municipal”, informa a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UniFTC de Petrolina, Phana Neri, presente na cerimônia representando o diretor da instituição de ensino superior, Andrei Mello. “Um dos propósitos da UniFTC é incentivar a empatia e o cuidado com o próximo, fortalecendo o sentimento de voluntariado e engajamento dos estudantes em ações sociais. Através da interação dos estudantes com a malha urbana, poderemos mostrar que eles podem contribuir socialmente com a redução da moradia irregular e precária”, enfatizou.

 

Segundo a coordenadora do Transforma Petrolina, Lara Coelho, a parceria é importante, pois prevê projetos de melhoria das moradias de muitas famílias de baixa renda, além de estimular o voluntariado. “São parcerias para fortalecer as ações sociais e a qualidade de vida de muitas famílias. É uma forma também de incentivar os jovens a promoverem atividades filantrópicas, oferecendo bem-estar para a população. Estamos aumentando a nossa rede do bem, chamando empresas e instituições para andarmos juntos em busca de uma sociedade cada vez mais solidária”, explica.

Compartilhar agora
X