
Recorde de inscrições: Circuito Caixa esgota 3 mil vagas e impulsiona setor do turismo em Juazeiro
A etapa do Circuito Caixa|Corridas pelo Nordeste em Juazeiro (BA), marcada para domingo (5), alcançou, nesta sexta-feira (3), o teto de 3 mil inscrições. O evento, que conta com o apoio da Prefeitura, superou as expectativas da organização e tem mostrado a força do turismo esportivo na cidade.
Com a alta procura, Juazeiro registrou o maior número de inscritos entre todas as etapas já realizadas pelo circuito da Caixa, um projeto itinerante que percorrerá oito cidades do Nordeste.
Com atletas de 13 estados e do Distrito Federal inscritos, o evento transformou Juazeiro em ponto de encontro para corredores de diferentes regiões do País. Há presença confirmada de competidores de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Minas Gerais, Pará, Mato Grosso, Piauí, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Distrito Federal.
No recorte local, Juazeiro (42,36%) e Petrolina (40,80%) despontam como principais polos de inscritos, seguidos pela participação expressiva de atletas de Lagoa Grande, Casa Nova, Salgueiro, Senhor do Bonfim, Remanso e outros municípios da região.
A terra das carrancas é o único município baiano escolhido para integrar o projeto da Caixa, mobilizando pessoas de todo o Estado para participar. Além disso, o número de inscritos na região superou todas cidades por onde o Circuito já passou, como Campina Grande (PB), que contou com 1.800 participantes, Arapiraca (AL), com mais de 2.000, e Patos (PB), com 1.500.
A expectativa é de que a chegada dos milhares de corredores e acompanhantes à cidade reflita no setor de hotelaria, bares e restaurantes. Para o secretário de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), Targino Gondim, a corrida mostra o potencial da cidade como destino de turismo esportivo.
“Cada competidor traz consigo, além da vontade de vencer, familiares e amigos; gente que vibra junto. Esse movimento gera consumo e amplia os efeitos do evento na economia local. É um momento importante para o setor e para a imagem de nossa Juazeiro”, afirmou.