Reabertura das academias em Juazeiro: quais cuidados é preciso tomar?

Controle de temperatura no acesso, permissão de ocupação de apenas 30% da sua capacidade, higienização permanente dos equipamentos, exigência do uso de máscaras e luvas pelos profissionais e frequentadores: seguindo essas medidas sanitárias, as academias de Juazeiro-BA voltaram a funcionar ontem (10), na etapa 2 do plano de reabertura no município. Entretanto, vale ressaltar, quem frequenta esses espaços também precisa seguir algumas recomendações para garantir a sua própria segurança.

 

Além do uso obrigatório, a todo momento, da máscara, uma outra importante recomendação é que os frequentadores façam exercícios de forma individual. O ideal é que todos façam a higienização dos aparelhos com álcool 70%, antes e depois do uso, mesmo que a academia conte com profissionais para fazer a limpeza. Outra dica importante é que cada pessoa leve a sua própria garrafa de água cheia e uma toalha de uso pessoal, itens que não devem ser compartilhados com ninguém. Os bebedouros são locais de fácil contaminação pela saliva e também podem transmitir o vírus.

 

Especialistas consideram que as academias são um dos lugares em que há maior exposição ao vírus, já que há um intenso compartilhamento de objetos a todo momento, além de serem ambientes fechados. Quanto menor a sala, maior o risco de contaminação. Dessa forma, o uso do ar condicionado não é recomendado por não renovar o ar do local. O ideal é que haja uma distância entre os aparelhos e que as janelas seja mantidas abertas para ventilar naturalmente o ambiente.

 

Mesmo que use álcool gel 70% ou água e sabão, a recomendação é evitar tocar o rosto durante a prática de exercícios, para evitar transmissão do vírus pelas mucosas. É importante lembrar que existe sempre a alternativa de fazer exercício em casa ou em ambientes aberto, como parques. Porém, caso ainda assim prefira ir à academia, uma sugestão é reduzir o volume dos exercícios durante a semana ou alternar com alguns ao ar livre.

 

E lembre-se: se notar algum sintoma da covid-19, é preciso suspender as atividades físicas na academia ou ao ar livre e procurar uma unidade de saúde.

Compartilhar agora
X