Qual o ‘melhor carnaval’? Prefeitos de SP, Rio, Recife e Salvador disputam pelo festejo

A celebração do carnaval virou motivo para uma disputa entre prefeitos de algumas das capitais que mais investem na folia. A brincadeira começou com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), e se espalhou pelo País, com respostas de Eduardo Paes (PSD), do Rio de Janeiro, João Campos (PSB), de Recife, e Bruno Reis (União Brasil), de Salvador.

 

Ainda na sexta-feira, 17, Nunes e o governador paulista, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmaram que o carnaval de São Paulo seria o maior do Brasil, em declaração dada antes do início dos desfiles das escolas de samba no sambódromo do Anhembi.

 

“Eu não tenho dúvida nenhuma de que a gente vai ter o maior carnaval do Brasil, o melhor carnaval do Brasil”, disse o prefeito, citando a previsão de 15 milhões de foliões e incluindo na programação os blocos de rua. No site da prefeitura, Nunes também sinalizou uma previsão de movimentação financeira de R$ 2 bilhões.

 

Em entrevista ao G1, ele destacou também a comparação com o Rio de Janeiro. “Nós já somos o primeiro. O Eduardo Paes é meu amigo e me convidou pra passar o carnaval lá. Mas eu que convidei ele pra cá. Já temos um carnaval maior que o dele. Ele vai ter que aceitar”, brincou.

 

Eduardo Paes, prefeito do Rio, não deixou barato e respondeu em seu Twitter, dando a entender que o carnaval é uma cultura originalmente carioca, que foi exportada para o País. “Adoramos exportar nossa cultura carioca. Ela é para todos. Quando acabar aí, a Sapucaí tá pronta para receber os dois”, disse, em referência a Nunes e Tarcísio.

 

Segundo apurou o Estadão, a expectativa de órgãos municipais na semana anterior era de que a festa no Rio movimentasse R$ 4,5 bilhões — 12,5% a mais do que em 2020, a última folia completa antes da pandemia de covid-19.

 

A brincadeira não ficou reservada ao sudeste. Prefeitos do Nordeste também colocaram suas próprias festas na comparação. Quem começou foi João Campos, do Recife, com postagem no fim da tarde do sábado, 18. Ele mencionou Nunes e Paes e garantiu que “nessa discussão, Recife chega virado no Jiraya pra ganhar”. Para reforçar, publicou fotos do Maro Zero de sexta-feira e do Galo da Madrugada de sábado, repleto de foliões.

 

Com informações: Estadão

Fotos: Werther Santana/Estadão – Antonio Lacerda/EFE – Ney Douglas/EFE – Twitter/@brunoreisba/Reprodução

 

Compartilhar agora