Profissional da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro é novo membro da Academia Brasileira de Contadores de Histórias

Um dos novos patronos da Academia Brasileira de Contadores de Histórias (ABCH) é da rede municipal de ensino de Juazeiro. Willian Soares é formador, vinculado à Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), atua como formador de contadores de histórias na cidade há cerca de 10 anos, e foi um dos dois selecionados na região Nordeste, para compor o novo quadro de patronos.

 

Essa foi a primeira vez que a ABCH realizou um edital de chamamento público para composição do quadro de novos patronos. Willian participou do processo seletivo apresentando currículo, portfólio e comprovando conhecimento e experiência na área, e dessa forma, alcançou o título. Agora, o formador da rede municipal e contador de histórias representa o Nordeste, entre os 10 selecionados das cinco regiões geográficas do país.

 

Missão

 

O novo patrono tem a missão de agregar narradores de histórias, para promover a preservação e promoção do patrimônio narrativo brasileiro. Para Willian, a arte da Contação de Histórias desperta sentimentos de pertencimento e incentiva a leitura. “Além de falar das lendas ribeirinhas, da história da nossa cidade, através das linguagens artísticas, o pertencimento e a apropriação das nossas culturas populares evidenciam o incentivo à leitura, que é o pilar principal dentro dessa função social”, explicou.

 

A secretária de Educação e Juventude, Normeide Almeida, destacou o apoio à criatividade e ao desenvolvimento de competências artísticas na rede municipal. “A Prefeitura de Juazeiro reconhece a importância das artes no processo de ensino e aprendizagem dos nossos alunos, e incentiva os nossos profissionais a trabalharem essas competências em sala de aula. Parabenizo Willian pela conquista e reconhecemos a importante contribuição para a nossa educação municipal”, enfatizou Normeide.

 

A cerimônia de posse acontecerá em março de 2022, em São Paulo (SP), na Biblioteca Municipal Mário de Andrade. Na ocasião, serão divulgados nº da cadeira que o patrono ocupará e as atividades que serão desenvolvidas de forma ativa, até 2024.

 

Contação de Histórias na rede municipal

 

Entre as atividades desenvolvidas na rede municipal de ensino de Juazeiro, o formador trabalhou a Contação de Histórias em formações sobre Artes, atividades interdisciplinares com professores e estudantes de diversos segmentos, na construção de blocos de atividades impressas, e já estuda a execução de projetos apoiados pela Seduc, sobre a Contação de Histórias e Leitura, para realização em 2022.

Compartilhar agora
X