Prefeitura de Petrolina adotará ivermectina para auxiliar no combate à Covid-19; Leia a matéria completa

Além de anunciar fechamento do comércio a partir da próxima segunda, dia 13, o prefeito Miguel Coelho informou  que Petrolina irá adotar o uso da ivermectina no combate ao novo coronavírus. Segundo ele, já foi iniciada uma licitação para a compra do medicamento, que, de acordo com o prefeito, está tendo bons resultados no trabalho preventivo, diminuindo a carga viral do paciente que está no início dos sintomas.

 

Miguel deixou claro que a distribuição do remédio não vai ser feita de forma aleatória e sim para pacientes que apresentem síndromes gripais. Nos próximos 15 dias a secretaria de saúde deverá entrar em contato com pacientes notificados com sintomas leves, começando este novo tratamento.

 

Vale ressaltar que a Anvisa divulgou hoje (10) em seu site uma nota de esclarecimento sobre o uso do medicamento. Segundo ela, não existem estudos conclusivos que comprovem o uso desse medicamento para o tratamento da Covid-19, bem como não existem estudos que refutem esse uso.

 

Até o momento, não existem medicamentos aprovados para prevenção ou tratamento da Covid-19 no Brasil. Nesse sentido, as indicações aprovadas para a ivermectina são aquelas constantes da bula do medicamento. Cabe ressaltar que o uso do medicamento para indicações não previstas na bula é de escolha e responsabilidade do médico prescritor.

 

CENTRO DE REFERÊNCIA PARA A COVID-19

 

Miguel também confirmou que vai utilizar a Unidade de Saúde do Servidor, localizada na área central da cidade, que terá capacidade para suportar todas as pessoas que precisem tirar dúvidas com a equipe médica do município. Segundo o gestor, esse espaço deverá estar disponível até o dia 20 de julho.

Compartilhar agora
X