
Prefeito Andrei se reúne com a ministra Margareth Menezes visando apoio do Governo Federal para eventos culturais em Juazeiro
O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, no segundo dia de agendas em Brasília, nesta quarta-feira (08), se reuniu com a Ministra da Cultura, Margareth Menezes, para tratar sobre parcerias estratégicas entre o município e o Governo Federal.
Na pauta, o apoio do Ministério da Cultura ao Carnaval de 2026 e à realização de dois grandes eventos que reforçam a identidade cultural juazeirense: o Festival Juá Literária, em outubro, e o Festival A Bossa, em novembro.
Durante o encontro, o prefeito apresentou os projetos culturais e destacou o papel de Juazeiro como um dos principais polos de produção artística e musical do Nordeste. Andrei também aproveitou a ocasião para presentear a ministra com uma escultura de João Gilberto — símbolo da bossa nova e filho ilustre da cidade — além de produtos da agricultura familiar produzidos na região. O prefeito fez ainda um convite especial para que Margareth participe presencialmente dos grandes eventos culturais que acontecerão nos próximos meses.
“Juazeiro vive um novo momento na cultura. Estamos trabalhando para fortalecer nossa vocação artística e fazer com que os grandes festivais da cidade ganhem o apoio e o reconhecimento que merecem. A ministra Margareth Menezes tem uma relação afetiva com Juazeiro, e isso reforça nossa parceria. O apoio do Ministério será fundamental para que possamos transformar nossos eventos em vitrines da arte, da música e do turismo”, destacou o prefeito Andrei Gonçalves.
A ministra relembrou sua forte ligação com a cidade e reafirmou o compromisso do governo federal com o fortalecimento da cultura juazeirense.
“Juazeiro está no meu coração e na minha história como artista. Foi a segunda cidade onde cantei, ainda no início da minha carreira. Na segunda edição do Troféu Caymmi, me apresentei em Juazeiro, inaugurei a concha acústica do Country Club e puxei vários blocos e trios nos carnavais. Prefeito, pode contar com o Ministério da Cultura e com as políticas culturais do governo federal. Queremos apoiar Juazeiro, essa cidade histórica que é referência na música popular brasileira — a terra de João Gilberto, Ivete Sangalo, Manuca Almeida, Galvão, Targino, e dessa nova geração com artistas.”