Pista de cooper é coberta pela água em Juazeiro após cheia do Rio São Francisco

A vazão da barragem de Sobradinho continua crescendo consideravelmente e, por conta disso, a água nesta terça-feira (18) já atinge a pista de cooper em Juazeiro. De acordo com a REDEGN, que conversou e visitou alguns moradores e pescadores do bairro Angari, foi constatado que a água já está ‘batendo’ na casa de algumas pessoas.

 

A vazão está subindo gradualmente desde o último dia 12 e vai alcançar, no mínimo, 4000 metros por segundo (m³/s) no próximo dia 24.

 

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) emitiu um comunicado explicando que é preciso haver atenção de todas às orientações das prefeituras, das defesas civis e das placas nas áreas de segurança da Chesf e no entorno onde os vertedouros vão ser abertos. Áreas de banho sinalizadas como impróprias devem ser evitadas, em respeito à segurança.

 

Nos últimos anos, a Chesf mapeou alguns pontos mais sensíveis à elevação de vazão em decorrência de ocupações irregulares na calha do Rio São Francisco, que deve ser mantida livre para o curso natural das águas.

 

Levando em conta que os últimos 10 anos foram de estiagem no Velho Chico, a Chesf avalia que, atualmente, mais localidades devem apresentar pontos sensíveis a vazões da ordem de 2.500 a 4.000 m³/s, sendo fundamental a avaliação das prefeituras e defesas civis.

 

Crédito: RedeGN

 

 

Compartilhar agora
X