Petrolina recebe mais 10 mil testes rápidos para mapeamento do Covid-19 e Juazeiro testa profissionais de saúde

Petrolina e Juazeiro estão avançando no combate do novo coronavírus. Nesta quinta-feira, dia 21, os municípios divulgaram novas ações que visam mapear o cenário da doença nas duas cidades.

 

Segundo a secretaria de Saúde, Petrolina recebeu o terceiro lote com 10 mil testes rápidos para identificação de novos casos do Covid-19. Isso representa um avanço ainda maior para poder testar mais pessoas que apresentam sintomas gripais e que estão sendo notificadas pela Secretaria de Saúde. De acordo com o órgão, a cidade pernambucana adquiriu 35 mil testes rápidos, dos quais 17,5 mil já chegaram. A expectativa é de que o quarto lote com mais 17,5 mil kits chegue na próxima semana.

 

Do outro lado do rio, em Juazeiro, as ações estão em testar os profissionais de saúde, que atuam na linha de frente do combate à doença. Os testes rápidos já foram realizados em todos os profissionais que estão atuando na UPA – principal porta de entrada para os sintomáticos respiratórios gripais no município, maternidade e posteriormente serão aplicados nos profissionais que atuam no SAMU e na Unidade de Atendimento Pediátrico.

 

O município recebeu 940 testes rápidos através de doação do governo do estado e adquiriu, com recursos destinados ao combate à pandemia, mais 8 mil testes e outros 400 com recursos próprios. Todos estão sendo utilizados nos profissionais de saúde e também nos pacientes notificados através das unidades básicas de saúde e do Call Center: Até o momento, já foram testados 157 profissionais e nos próximos dias pretendemos finalizar esta etapa” disse superintendente de Atenção Especializada Cilene Duarte, que ainda ressalta que a aplicação dos testes nos profissionais de saúde atende à recomendação técnica da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS). (Informações das secretarias de Saúde de Petrolina e Juazeiro)

Compartilhar agora
X