Pesquisas apontam empate técnico entre Lula e Flávio Bolsonaro no segundo turno para 2026

Um levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta sexta-feira (26), indica que o senador Flávio Bolsonaro (PL-SP) empata tecnicamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma simulação de segundo turno das eleições presidenciais de 2026. Apesar do cenário equilibrado, Lula lidera todos os cenários de primeiro e segundo turno testados pelo instituto.

 

De acordo com a pesquisa, Lula aparece com 44,1% das intenções de voto no segundo turno contra 41% de Flávio Bolsonaro. A diferença de 3,1 pontos percentuais está dentro da margem de erro de 2,2 pontos, o que configura empate técnico entre os dois candidatos.

 

Ainda no segundo turno, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), surge como o nome mais competitivo contra Lula, com uma diferença de apenas 1,5 ponto percentual. O único cenário em que Lula não enfrentaria disputa direta é contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que segue inelegível.

 

Flávio Bolsonaro foi oficialmente indicado por Jair Bolsonaro como seu representante na disputa pelo Palácio do Planalto em 2026. A escolha foi reafirmada nesta quinta-feira (25), por meio de uma carta escrita e assinada pelo ex-presidente, que está inelegível após condenação a 27 anos e três meses de prisão por suposta tentativa de golpe de Estado.

 

No primeiro cenário de primeiro turno, que inclui Jair Bolsonaro, Lula lidera com 36,9% das intenções de voto, seguido pelo ex-presidente, com 31,3%. Em seguida aparecem Ciro Gomes (PSB), com 6,9%; Ratinho Junior (PSD), com 6,5%; Ronaldo Caiado (União), com 4%; Romeu Zema (Novo), com 1,6%; Tereza Cristina (PP), com 1,4%; e Renan Santos (MBL), com 0,6%.

 

Em outro cenário de primeiro turno, sem Jair Bolsonaro e com Flávio Bolsonaro como candidato, Lula registra 37,6% das intenções de voto, enquanto o senador soma 27,8%. Ratinho Junior aparece com 9%, seguido por Ciro Gomes (7,9%), Zema (3,1%), Tereza Cristina (1,9%) e Renan Santos (0,8%).

 

Já na simulação com Tarcísio de Freitas, Lula alcança 37,8%, contra 26,2% do governador paulista. Ciro Gomes marca 8,7%, Ronaldo Caiado 5%, Zema 3,9%, Tereza Cristina 2,5% e Renan Santos 0,8%.

 

Foto: Reprodução