‘Onda histórica de frio’ vai atingir Brasil nos próximos dias; será que a temperatura vai cair no Vale do São Francisco?

Neve, chuva de granizo e quedas de temperatura. Assim deve ser o cenário em algumas regiões do país nos próximos dias. É que segundo meteorologistas, um fenômeno meteorológico histórico vai atingir parte do Brasil: uma massa de ar frio, conhecida também como massa polar. A expectativa é que a frente fria possa ter a mesma dimensão de massas polares históricas que atingiram o país em 1955, 1963, 1975 e 1985.

 

Meteorologistas entrevistados pela BBC News Brasil afirmam que a grande massa de ar frio vai derrubar as temperaturas na maior parte dos estados, inclusive no Norte e Nordeste, como Amazonas e Bahia, e causar fortes chuvas na maior parte do país. Entretanto, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), somente a parte do sul da Bahia deverá sentir o tempo mais frio. Ou seja, quem mora no resto do Nordeste, não deverá sentir tanto o fenômeno. Em Pernambuco, por exemplo, estão previstas apenas variações normais para o período, segundo a Agência.

 

O tempo tem sido estável em Juazeiro-BA e Petrolina-PE nos últimos dias. Os termômetros, na primeira quinzena de agosto, estavam registrando máximas abaixo de 30º. Nas noites, o clima esfriava, com temperaturas beirando os 19º. O tempo deve dar uma esquentada: as temperaturas máximas previstas para os próximos dias devem girar em torno de 33 e 35º. Apesar disso, os termômetros devem continuar registrando temperaturas mínimas de cerca de 20º.

 

Será que pode cair ainda mais?

Compartilhar agora
X